Deutsch   English   Français
 
   
 

a casa
canto dos exilados
quem somos
notícias
rede sz
participe
postais
livro de visitas

BUSCA


CONTATO
casastefanzweig@gmail.com


Rua Gonçalves Dias, 34
Petrópolis, Rio de Janeiro
tel: (24) 2245-4316

horário:
sexta a domingo de 11h às 17h

caixa postal 50060
20.050-971
Rio de Janeiro/RJ - Brasil

 
PARTICIPE

Você pode colaborar com a CASA STEFAN ZWEIG enviando informações, depoimentos, objetos, livros, imagens, filmes de época ou documentos, referentes a SZ ou a outros exilados que vieram para o Brasil, entre os anos de 1933 e 1945. Doações em dinheiro também serão bem-vindas. Entre em contato conosco.

Seria ele?


 


Em 1936, Maria de Lourdes Monteiro de Barros Bastos, já falecida, fez uma viagem de navio a Buenos Aires. No baú da família havia uma fotografia (esq.) onde aparece, no convés, um distinto cavalheiro de bigode e chapéu gelot; presumivelmente, Stefan Zweig. Mas... seria mesmo ele? A família jura que sim, mas não sabe se a fotografia foi tirada na ida, quando SZ parou no Rio, rumo ao congresso do PEN Clube, em Buenos Aires, ou na volta, quando viajou até a Inglaterra, passando por Recife. Fato é que, no dia 21 de agosto de 1936, o navio Alcântara fez escala no Rio de Janeiro. Foi quando o escritor, no auge da glória e recebido com todas as honras, apaixonou-se pelo Brasil. Veja outras fotos de Zweig, compare e tire sua conclusão: seria ele?

A fotografia foi enviada por uma amiga da família, a professora dra. Lucia Pereira de Lucena-Guerra. Se você tiver fotos ou outros documentos relativos a SZ e a outros exilados, envie-nos um exemplar.