Deutsch   English   Français
 
   
 

a casa
canto dos exilados
quem somos
notícias
rede sz
participe
postais
livro de visitas

BUSCA
ÍNDICE DE NOTÍCIAS

O legado de Stefan Zweig é tema de mostra na cidade


Uma bela varanda e uma carta de despedida


Parabéns, Dines!


Stefan Zweig: escritor, colecionador e admirador de Goethe


Programa do encontro anual da Sociedade Internacional Stefan Zweig


In memoriam Izabela Kestler


Resenha do livro Stefan Zweig no país do futuro: a biografia de um livro


O giro alemão de Stefan Zweig no país do futuro


A Escola Estadual Stefan Zweig


15 meses decisivos

42 Registros:      1 2 3 4 >  


CONTATO
mail@casastefanzweig.org

caixa postal 50060
20.050-971
Rio de Janeiro/RJ - Brasil

 
NOTÍCIAS

11.12.2012

O legado de Stefan Zweig é tema de mostra na cidade

Márcio Salerno
Jornal de Petrópolis, 8 a 14 dez 2012, nr. 824

Brasil, o País do Futuro é o título de uma exposição especial, dedicada ao escritor austríaco Stefan Zweig, que veio para o Brasil após o advento da 2ª Guerra Mundial e encontrou um porto seguro em Petrópolis, cidade onde veio a cometer suicídio em 1942, desiludido com a ascensão do nazismo.

A mostra conta com curadoria do jornalista Alberto Dines e do designer e poeta André Vallias e está em cartaz na Casa Stefan Zweig, Rua Gonçalves Dias, 34, Duas Pontes. Visitação de sexta a domingo, de 11h às 17h. Maiores informações: WWW.casastefanzweig.org. A mostra fica em cartaz até fevereiro de 2013.

Esta exposição traz uma série de painéis, 12 ao todo, que ilustram os motivos que levaram Stefan Zwig a escrever a obra que dá nome à mostra. Há também imagens de uma visitação ao vivo, com a reação do público ao que está sendo mostrado, mais várias referências visuais e históricas.

É exibido também um filme, especialmente produzido pela Telenews, apresentando o conde alemão Hermann Graf Keyserling, o filósofo que despertou o interesse de Zweig pela América do Sul. O filme é um breve perfil de Keyserling, que dissecou uma certa delicadeza do tipo sul-americano que não podia ter raízes nem nos espanhóis e nem nos portugueses. Seria proveniente dessa mistura de raças que incluiu os índios. A obra e o pensamento de Keyserling serviram para aguçar a curiosidade de Stefan Zweig, que já buscava uma alternativa para a civilização européia e terminou por desembarcar no clássico Brasil, um País do Futuro, seu livro mais famoso.

Mas não é só isso que o interessado na vida e obra de Zweig vai encontrar na mostra. Estão montadas lá quatro estações multimídias, com monitores touchscreen (em inglês, alemão, francês e português), com três delas ligadas ao tema da exposição, mais um documentário feito para a TV, com Alberto Dines.

Dines, jornalista muito conhecido no país e biógrafo de Stefan Zweig, conversa com o também jornalista e ex-preso político Flávio Tavares sobre a última novela escrita pelo famoso escritor austríaco, na casa em Petrópolis, Rio de janeiro, onde viveu seus últimos dias.

Xadrez – o Último Cheque-Mate de Stefan Zweig – Ambientado na varanda da casa da Rua Gonçalves Dias, onde Zweig costumava escrever (e onde hoje se ergue a Casa Stefan Zweig), o filme resume a história, debate o conceito por trás da obra e tem como curiosidade o fato de que também Flávio Tavares, quando esteve preso no Uruguai, durante a ditadura militar, passou por situação semelhante à do personagem da novela de Zweig.

As outras telas se debruçam sobre o autor (cronologia de vida, dados históricos, fotos desde a infância e textos), referências iconográficas e o Canto dos Exilados, que oferece aos visitantes a chance de conhecer melhor a história de 208 judeus catalogados que se refugiaram no país durante a 2ª Guerra Mundial.

Trata-se, portanto, de exposição importante tanto para quem gosta de ler a obra de Stefan Zweig (e, na Europa, a maioria de seus livros ainda se encontra à venda até em bancas de jornais, dada sua popularidade) como para os petropolitanos que sabem que Zweig, um dia, viveu e morreu em Petrópolis, mas ainda não têm muita noção de como realmente se deu sua vinda e estadia em nosso país e nossa cidade.